segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sobre Lontras

Acidente entre Leopoldo Mees Neto e Alexandro Spézia


Agressão no parque fechado



Vamos aos fatos por partes:
1 - A bateria da Marcas "N" / Estreantes e a bateria da Marcas "A" e "B" realizadas na tarde de sábado em Lontras, válidas pela 2ª etapa do Catarinense, foram um teste cardiaco. Corridas eletrizantes, com belíssimos pegas, disputas limpas e leais. Corridas inesquecíveis!

2 - Leopoldo Mees Neto e Alexandro Spézia são dois grandes nomes da última década aqui na terra. Poderia citar outros tantos, mas vamos falar deles dois em razão do acontecido. 

3 - Falei para o Leopoldo, para o Spézia e mais um monte de gente: vi o acidente 'ao vivo' e mais umas 50 vezes no computador, e minha opinião é que o Leopoldo errou o ponto da freada e deixou a porta aberta. Quando voltou, Spézia estava do seu lado e se tocaram, assim sendo, acidente de corrida. Os Comissários Desportivos da FAUESC interpretaram da mesma forma, tanto é que não houve punição alguma para o Spézia. 

4 - Supondo que a batida fosse intencional e o Spézia fosse declarado culpado (o que não aconteceu), absolutamente NADA JUSTIFICA A SELVAGERIA que aconteceu no parque fechado. 

5 - O nome do local para o qual os pilotos vão após a bandeirada é "Parque fechado", e tem este nome porque lá só podem ficar os carros, os pilotos e o(s) comissário(s) técnico(s) da Federação. Preparadores, mecânicos, familiares, público e 'perus' NÃO PODEM e NÃO DEVEM ir pra lá. 

6 - O problema todo foi causado por membros da equipe do Leopoldo (leia-se convidados, familiares, amigos, etc.), que deveriam estar fora daquela área, e graças a atitude que tomaram acabaram prejudicando o piloto. 

7 - O artigo 32.i do Regulamento Desportivo tem a seguinte redação: 

32.i - Todas as infrações, faltas disciplinares ou desrespeito aos artigos deste Regulamento, cometida por qualquer um dos Membros da Equipe, fará com que o Piloto responsável seja passível de uma ou mais Penalidades abaixo descritas: 
I ) Advertência: a) Verbal. - b) Escrita. 
II) Multa. 
III) Penalização em Tempo. 
IV) Penalização em Volta(s). 
V) Penalização em pontos no campeonato. 
VI) Exclusão. 
VII) Proibição de acesso às áreas técnico/desportiva. 
VIII) Desclassificação. 
IX ) Suspensão. 
X ) Desqualificação. 

8 - É OBRIGAÇÃO de TODOS OS PILOTOS ter o regulamento desportivo na ponta da língua, especialmente nos artigos e itens que dizem respeito as responsabilidades e obrigações dos pilotos, como neste caso específico, a responsabilidade sobre os membros de sua equipe e convidados. 

9 - Não houve nenhum disparo de arma, como alguns citaram por aí. 

Tudo isto posto, o que mais lamento, além da situação em si, é que um campeonato belíssimo como o Catarinense seja destaque por uma coisa tão ruim e negativa, e não pelos belos 'pegas', manobras arrojadas e espetáculo garantido para o público.

PS: As fotos do Jimmi Torres e do Jonathan Koprowski estão aqui, no site Barulho de Motor.

9 comentários:

regi nat rock disse...

ficou "esquisito" o evento hein Francis ?
Tem jeito não, tem que excluir o cara. Sem perdão. O esporte já trás riscos inerentes e "isso" é selvageria pura. Imagino o comportamento do indivíduo no dia a dia pelas ruas e estradas.
abs

roberto zullino disse...

exclusão pura e simples para servir de exemplo, o piloto deveria ter instruído sua equipe, não o fez, portanto, não tem desculpa, expulsem sumariamente.
Lontras deve ter Bispo, mandem os descontentes reclamarem como Bispo. Ou entrar na justiça comum, demorará dez anos, pelo menos ficam dez anos sem a figura.

Everton William P. Dias disse...

simplesmente lamentável o fato, inacreditável que ainda hoje, exista seres a esse ponto, convivo com o automobilismo desde a infância, minha interpretação pode ser a mesma de todos que aqui viram o video, acidente de corrida, normal, agora a selvageria contra o cachaça, inadimissivel, não tem como tolerar, agora esse "fanfarrão" ai, acabou prejudicando o leopoldo e seu campeonato, lamentável essa cena, ainda que foram somente prejuízos materiais, pior seria se tivesse afetado a saúde do piloto. Fica a dica agora pra fauesc cobrar mais a fiscalização desses parques fechados.

Anônimo disse...

Lembro em Joaçaba etapa do Catarinense aonde os familiares do Piloto envolvido agrediram a FAU com latas de cerveja e ofensas caluniosas e pesadas. Nada foi feito e agora mais uma vez acontece algo muito parecido só que com outras gravidades. Não foi a primeira e não será a ultima que a torcida e o proprio piloto fará isso.

- ATT
Andressa Nardelli

HIPERFANAUTO disse...

Bom dia Francis,

Agora ficou melhor esclarecido o lamentável incidente envolvendo os dois pilotos.
Assisti algumas provas do catarinense na terra ai na pista deS ão Bento do Sul e sempre admirei o automobilismo sulino pela garra e belíssimos espetáculos de verdadeiro automobilismo de competição.
Entendo eu, que após a rigorosa e "séria" apuração dos fatos o "regulamento" seja aplicado com muito rigor (mesmo que seja com prejuizo na carreira de qualquer que seja dos pilotos envolvidos), para não criar um precedente de violência de torcidas como acontece no futebol.

Abs,

rogerio disse...

ola
acompanho automobilismo a alguns anos já no meu ponto de vista foi acidente de corrida ,ano passado na 1° etapa estavaa em lontras e na mesma curva alexandro ultrapassa Walter por dentro jogo limpo ,ja ali Leopoldo abre um poco e quando tenta volta ja é tarde concerteza o alexandro podia ter aliviado um poco o pé . já sobre a parde de vandalismo acreção isso não levou a nada o evento não ficou mais o mesmo pilotos foram embora com o acontecimento isso q leva a numeros de grids menores a cada prova , e concerteza muitas pessoas q estavam ao redor revoltadas não sao de equipe ,familia ou outros mas sim pessoas que vão para tomar e fazer coisas que não devem.
este é o meu ponto de vita.

Augusto disse...

A situação chegou a um nível absurdo. Do papel de espectador, vou fazer meus comentários.

Estamos falando de dois baita pilotos. Não é preciso muito para qualificar o Leopoldo, porque seus 4 títulos de campeão falam por sí só. O Spézia é um dos pilotos mais fortes que tem no CCVT, e um cara super bacana, gente finíssima, assim como o Leopoldo, que nos recebe super bem em qualquer etapa, em especial em Lontras.

Se a minha memória não me trair, não me lembro de muitas polêmicas envolvendo qualquer dos dois pilotos. Não me lembro de toques desleais, acidentes intencionais, maldades de qualquer ordem. Aliás, já vi o Leopoldo ser tocado (em SBS, pelo Felipe Tozzo), e não lembro dele ter partido para o "revide" ou agido de forma desleal após isso.

Passada a questão da índole dos dois, passamos à análise do acidente. No meu ponto de vista, foi acidente de corrida. O Spézia (por mais que tenha atrasado a freiada), estava na tangência correta. Se repararmos o barranco ao lado dele, ele vinha alinhado certinho, e o carro do Leopoldo estava lá fora. Quando notou a presença do Spézia por dentro, veio fechar (de forma legítima), só que o Spézia ESTAVA COM O PÉ NO FREIO, e somente após o toque, precisou acelerar. Sei atentem ao movimento dos pés do Spézia.

E o fim da confusão, aquela cena lamentável. NADA JUSTIFICARIA, NADA!!! E não acredito que o Leopoldo estaria instigando alguém para fazer aquilo. Se fosse o caso, acredito que ele faria pessoalmente, e não iria mandar alguém. Mas não é o caso.

O problema é que a figura do Leopoldo "piloto" se confunde como a figura do membro do Automóvel Clube. Se ainda não fosse, o ACL deveria ter dado todo o suporte necessário para que todos os membros da Wulf Racing pudessem ter participado da corrida de domingo, e não terem que sair "corrido" de lá.

O Leopoldo reclama que foi prejudicado com a decisão de exclusão da prova de domingo, mas deveria entender que o Spézia, Juca Lisboa, Alan Schwartz, Edson Herzog, Luiz Carlos Pereira Junior e Vini Cardoso também ficaram impedidos de correr no domingo, ante a falta de segurança que o ACL não conseguiu proporcionar. Agora, se é o Leopoldo piloto ou o Leopoldo membro do ACL que deve responder, não sei dizer. É aí o cerne da questão, no meu entender.

Entendo que a situação também fugiu do controle do Leopoldo e no final também foi prejudicado. Ele não precisa de subterfugios para vencer uma corrida, e não faria nada, porque sabe que pode vencer dentro da pista. Assim como o Spézia.

Anônimo disse...

Boa Noite a Todos!
primeiro obrigado pelas palavras augusto, queria dizer que lamento muito pelo o acontecido, concordo com vc se eu quisesse fazer algo eu mesmo faria, nao fiz nada por amor ao automobilismo,e nao concordo com a agressao. Agora fica dificil Francis ouvir vc dizer que meus amigos e familiares nao deveriam estar ali nessa area, sendo que vc nao sabe o quanto lutamos pra ver lontras cheio, a Fauesc , só chega , leva a fama , o dinheiro e vai embora , nem fiscalizarm o autodromo pra ver se havia segurança pros pilotos . O clube tb tem culpa , pois qualquer pessoa entra nos boxes por onde quiser, e ainda encontra bar pra vender cerveja dentro do box, ai pessoas tentam agredir o piloto e a culpa cai só em mim ???? apenas eu sou Punido ??? e o clube ??? e a fauesc ???? estao todos corretos ???? me desculpe.
Quanto ao acidente, quero dizer uma coisa, nao errei , meu tracado rapido é aquele no tanto que o record foi batido no sabado por mim, e o tracado foi o mesmo que fui atingido. Gostaria de ver a on board da corrida inteira , desde a largada, pra ver se nao houve outros toques , pra ver se onde ele freio na hora da batida é o mesmo ponto que freiava nas outras voltas , ou retardou a freiada ???? quando coloquei a quarta marcha vi meu adversario a 20 metros de mim , nao tem o porque eu defender posiçao, fiz meu traçado, e quem dizer q estava fora do tracado eu provo que nao. quem é piloto e conhece a pista de lontras sabe do que estou falando !!!
Vou para de falar ehehehe
muita coisa vem na minha cabeça, Muitos nao SABEM O QUANTO EU JA FIZ PELO AUTOMOBILISMO DE LONTRAS, vou me desligar do clube pq tenhu certeza que muita coisa vai acontecer com ele !! nos vemos em chapecó , vou la assistir
Boa noite !!!
Leopoldo Mees Neto

Anônimo disse...

Nao esquenta Leopoldo,quanto a corrida é dificil dar razao pra um ou para outro,depende muito do ponto de vista,sou seu amigo,nao conheço o alexandro,porém tenho certeza que ele nao tinha intençao de fazer voce capotar,ele tinha intençao de ultrapassar,a coisa é muito rápida,as vezes nao temos tempo de pensar,voce vê um buraco e tenta enfiar,kkkkkkkkkkkkk o carro.Aconteceu quase igual comigo no final do campeonato 2011,eu vinha muito forte, o Tito abriu eu enfiei o opalao no espaço que ali havia,a unica diferença que eu estava mais de um metro para frente da lateral dele,até se tocamos mais nada de pior aconteceu,posso te afirmar com toda certeza do mundo que jamais tive intençao de bater ou coisa pior,a velocidade é muito alta parceiro,nao da mais tempo de nada posso te garantir.Cara voce é um piloto espetacular,campeao várias vezes,nós sempre te aplaudimos,e no sábado todo mundo te aplaudiu depois do acidente,o fato no parque fechado é outra coisa,voce nao teve nada haver com aquilo todo mundo viu.Velho,voce acha que todo mundo te virou as costas,tais errado,o pessoal se revoltou contra duas pessoas de sua equipe,é bem diferente.Mais a mais bicho véio,dá uma chance pra galera ganhar esse ano,brincadeira tá pessoal.Grande abraço
de seu amigo Chalao#66